domingo, 31 de maio de 2009

Por que você serve? - Parte II

(Atenção: Leia a Parte I primeiramente)





Da mesma forma que os três tipos de servir que vimos, são praticados por diferentes pessoas na sociedade :
  • os que servem por recompensa material ;
  • os que servem como forma de retribuição ao que lhe fizeram;
  • os que servem por amor.
assim também podemos discernir as suas práticas religiosas.

Há aqueles que servem a Deus porque recebem salário de suas igrejas ou algum tipo de recompensa material.Não há qualquer sentimento desinteressado em troca. Seu tempo, sua dedicação, seus conselhos, seu trabalho é feito em decorrência daquilo que recebem materialmente. Caso não haja qualquer forma de recompensação eles fugirão de tal tarefa.
"Eis que pela terceira vez estou pronto a ir ter convosco, e não vos serei pesado, porque não busco o que é vosso, mas sim a vós; pois não são os filhos que devem entesourar para os pais, mas os pais para os filhos." 2Co12:14
Isso não significa dizer que todos os que recebem soldos de suas denominações o fazem somente interessados nisso. Conheço homens e mulheres sinceros (desinteressados em recompensas) em seus serviços à igreja que, ou não recebem qualquer salário, ou ficam muito tempo sem recebê-los, ou ainda os que recebem apenas seus próprios proventos de trabalhos seculares, em nada dependendo da igreja.
"...nem comemos de graça o pão de ninguém, antes com labor e fadiga trabalhávamos noite e dia para não sermos pesados a nenhum de vós." 2Ts3:8
O apóstolo Paulo, quando lhe era possível trabalhar para sustentar-se, assim o fazia. Quando não, usufruía da benignidade dos irmãos sem que isso fosse-lhes por ele imposto como obrigação.

Conheço também obreiros que recebem em dia salários de suas denominações, porém agem com tanta dedicação para com os irmãos (e não ao prédio e escritório da denominação) que creio que continuariam a fazê-lo mesmo que nada recebessem. Mas, nesse caso, só podemos confirmar isso se realmente acontecesse a falta do salário por longo tempo. Na maioria das vezes, é de arrepiar o que vemos por aí acontecendo "por trás dos púlpitos".

Há pessoas que, por serem gratas a Deus por tantos benefícios que Ele lhes faz, servem com sentimentos de retribuição. Por uma cura, pela prosperidade, pela salvação, pelo sacrifício de Jesus, pela saúde e paz em suas famílias... Isso é ruim? Melhor do que nada. A gratidão nos faz muito bem; ela nos purifica do interesse e da avareza no servir; ela nos eleva a patamares superiores além das expectativas humanas e demoníacas.

Porém esse tipo de serviço, geralmente, é abalado em nós pelos que estão a nossa volta. Se receberem com alegria o que fazemos, somos satisfeitos e mais gratos a Deus. Se não entendem o que fazemos ou discordam de alguma de nossas ações, muitas vezes somos levados a pensar: "será que não vêem que estou fazendo de graça...". Como se as pessoas fossem forçadas a receberem aquilo que fazemos gratuitamente. Não sabemos a diferença entre dar gratuitamente e alcançar a Graça. Podemos servir melhor a quem quer receber o que temos a dar.

Assim Deus age: "buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."Jr29:13

Mas, muito além do ser grato, a Bíblia indica-nos um caminho mais excelente. Você pode ser grato a uma pessoa que lhe socorre num acidente, a um policial que chega no momento em que você está sendo assaltado, a um médico que lhe proporciona a cura, a um juiz que lhe dá vitória numa causa, a Deus por ter-lhe dado a salvação...mas isso não significa que você os ama.

"E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." 1Co13:3-7
Há pessoas, e entre essas incluo alguns missionários nos campos e nas cidades, que servem por amar a Deus Pai, Filho e Espírito Santo - o Amor triuno - e isso reflete sobre os seres à sua volta (pessoas e natureza). Tais pessoas não agem por esperar qualquer tipo de recompensa seja material, sentimental, psicológica ou espiritual. fazem por que amam o que Deus É. Tudo que Ele faz, ou diz, ressoa em seus corações como as palavras do ser amado. Não soam como ordem ,mas como sabedoria e o melhor a fazer; não como "segundas intenções", mas como propósito para a manifestação de um reino de amor, justiça, paz e gozo no Espírito Santo.
"Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu..."Ct6:3a
Isso é o que permeia a sua mente. Não é o que pensam do que tal pessoa faz ou é. Não age de acordo com o que esperam dela, mas de como lhe instrui a vontade de Deus. Isso é muito mais do que ser grato a alguém ou a alguma coisa. Está aí o mistério ensinado por Jesus em todo o Evangelho e resumido em suas breves palavras:

"Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda." Jo15:13-16
Como podemos querer receber tudo de Deus sem que sejamos seus amigos? O primeiro sentimento de um amigo é o de que não é preciso receber nada para amá-lo, muito embora ninguém seja capaz de amar a Deus sem ter recebido o Espírito Santo pela "água do arrependimento" e a salvação por crer no sacrifício de amor de Jesus Cristo:
"Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema[ maldição]! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo."1Co12:3
Que o Senhor nos ajude a seguir esse caminho de amor. Ascender a mais uma medida em nossa fé no Caminho do discípulo.
"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; pois, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á." Mt16:24

O agir incondicional daquele que ama supera o medo da morte. As promessas eternas lhes são garantias, mas não é isso que o impulsiona a amar. Apenas o que flui em seu interior, o próprio Amor, comanda suas ações, consola-o em suas tritezas, incentiva-o a perseverar nas tribulações.

"Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; trazendo sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossos corpos; pois nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal." 2Co 4:7-11
Experimente ler todo o Evangelho com esse ponto de vista, pois ele é o que Jesus sempre ensina.Isso pode mudar a sua forma de agir com o seu próximo e como você vê a sua religião.
Não se entristeça porque você não é assim, mas QUEIRA SER como Ele é. Ele mesmo nos ajuda nas nossas necessidades e SEMPRE atende os nossos pedidos quando estes se referem a coisas eternas.

Que a Paz e a Alegria do Senhor invada os seus pensamentos, e suas ações reflitam esse Amor que flui em seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas evite menosprezar ou ofender a opinião alheia. O que importa aqui é o que você pensa sobre o assunto. Ninguém é dono da verdade. Jesus Cristo É a Verdade!