quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sinais dos Tempos

"Mas ele respondeu, e disse-lhes: Ao cair da tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro. E pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Ora, sabeis discernir o aspecto do céu, e não podeis discernir os sinais dos tempos?" Mateus 16:2,3

Desde os primórdios das civilizações que os céus sobre as nações anunciam sol e tempestades de uma forma semelhante. Uns mais tenebrosos outros menos, porém todos eles prenunciam aquilo que os homens se acostumaram a notar em seu dia-a-dia e que, de alguma forma, poderia alterar sua rotina: sair ou não sair, mudar ou não mudar, fazer ou não fazer, plantar ou não plantar, colher ou não colher... tudo "programado" para ser executado segundo o tempo em cada manhã ou tarde quando os céus podem ser visto com clareza ( "...a noite vem e ninguém pode trabalhar...").

Hodiernamente, bilhões de pessoas vivem em cidades sem "esquentar a cabeça" com o tempo. Tanto faz, faça chuva ou faça sol, o escritório, a indústria, a escola, a banca de jornal, o coletor de lixo, praticamente tudo tem que continuar funcionando como em todos os dias. Muitos, dentre esses bilhões, não podem nem mesmo perceber dias mais longos ou mais curtos, pois seus relógios despertam bem antes do nascer do sol e o cartão de ponto batido na saída, sem falha, não lhe permite ver o sol que há muito já se pôs. Só as luzes artificiais lhes apresentam algo parecido com a claridade natural. Elas não anunciam nada, nem tempestade, nem tempo bom. Apenas brilham, do mesmo modo, todos os dias. A escravidão dos seus dias é refletida naquilo que gostariam de fazer e não podem. Fazem o que precisam e, muito raramente, o que querem.

Os tempos mudam e as aplicações das palavras do Senhor Jesus não se sujeitam a mudanças. Olhar para as condições espirituais da humanidade é como olhar para o céu e prever se "haverá bom tempo ou não". Quem conhece sabe. Porém, pela nossa própria sabedoria não podemos prever nada. Devemos passar por um aprendizado específico. Quem sabe uma convivência com pescadores ou homens do campo faça com que os citadinos tenham maiores intimidades com os sinais dos tempos nos céus?

Quando Jesus faz essa pergunta aos fariseus que “vieram testá-lo”, não significa que eles deveriam saber exatamente o que o Senhor estava falando, mas que deveriam notar que algo estava acontecendo devido às condições espirituais do povo e que as Escrituras indicavam suas conseqüências e as providências a serem tomadas. No entanto, quase todas as autoridades religiosas consideravam que tudo estava bem, e que só faltava a Israel "o grande lider" que os libertaria do jugo de Roma.Por isso nada estavam fazendo para mudar o estado de letargia religiosa e opressão material que a nação vivia. Pior ainda, aparentavam ser o que não eram, mas que a lei ordenava que fizessem. Estava escrito, mas só a aparência importava.

O que fazer? Ouvir Jesus, segui-lo, imitá-lo, aprender com ele e obedecer aos seus ensinos, mesmo que tais fossem opostos à lei. E quem poderia cumpri-la senão Ele e somente Ele?
Para isso veio: Ser o Caminho, o Guia, a Porta, para todos que vêem os sinais e não sabem o que fazer ( ou melhor, ser). Sabem que algo de muito estranho está acontecendo, mas a falta de conhecimento, o anestesiamento mental e moral, o condicionamento rotineiro, a implacabilidade do sistema (mundo), o engano, a hipocrisia, a pressa, o tempo, não lhes deixam ver exatamente o que, espiritualmente, está cegando e destruindo a humanidade: a falta do conhecimento da Verdade que liberta.

O Senhor não nos deixou só! Sua Palavra é um guia maravilhoso para os usuários da fé. E não só ela ( “a letra mata!”) mas o intérprete também foi dado a cada um que crê e a ele é revelado, como o foi pelo próprio Deus ao apóstolo Pedro, na revelação do “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo!”: O Espírito Santo, o outro Ajudador e Consolador.

Os "sinais dos tempos" serão notados se meditarmos nos ensinos do Senhor se não nos deixarmos enganar por interpretações alheias, mas sim, por aquilo que for revelado por Ele em nossos corações quando lermos e entendermos a Sua Palavra. Como saber se o que nos foi revelado é a verdade? O fiel da balança do nosso discernimento também já nos foi dado:

“Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros.” Mateus 13:34

Nada que não seja por amor e por fé, valerá como reflexo da sabedoria do alto. A verdade que falar ao coração de um sincero buscador, certamente estará de acordo com esse eterno mandamento do Senhor. Nada que propusermos fazer em nosso coração, se não for movido por essa mola propulsora do Eterno, o Amor, mesmo que seja a maior verdade para nós, não valerá à pena ser executada. Podemos até realizar tal coisa, mas que tenhamos plena consciência de que o foi para nós mesmo e não “para Deus”.

“O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale fielmente a minha palavra. Que tem a palha com o trigo? diz o Senhor.” Jeremias 23:28

Onde existe alguma dose de orgulho, de vaidade, de egoísmo, de avareza, ira, discórdia facciosa, ou seja, onde a carne estiver dando mais frutos do que o Espírito, a verdade estará ausente. Então saberá o que é de Deus ou não o é.Este é um sinal.

Sigamos a Palavra, o maior sinal que a plenitude dos tempos nos dá. Como numa estrada bem sinalizada nos traz segurança de deslocamento e sucesso em nossa jornada, assim também a Palavra de Deus e o Espírito Santo nos levarão a lugares seguros com o Senhor. Os sinais estão descritos ali. Leia, medite, ore, ame e olhe para os céus espirituais, mais do que os do mundo. Verá que algo muito estranho está acontecendo e a tempestade prenunciada grita: “Creia, o Senhor já vem!”.

Aqui no Blog buscaremos nos ajudar na vigília desse tempo. Todos em comum acordo podem, cada um com sua própria experiência com Deus (ninguém deve viver a experiência do outro), caminharemos o caminho do Discípulo: buscando, aprendendo, meditando, praticando, obedecendo ao Senhor (e só o Senhor é digno de toda obediência).

Que Ele seja a nossa Luz continuamente, dia e noite.

Paz em Jesus e somente Nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas evite menosprezar ou ofender a opinião alheia. O que importa aqui é o que você pensa sobre o assunto. Ninguém é dono da verdade. Jesus Cristo É a Verdade!